O conceito de funil de vendas
Funil de vendas que também é chamado de pipeline é um modelo estratégico que mostra todo o caminho do cliente, desde o contato inicial com a empresa até o fechamento do negócio
Ele é formado por um conjunto de etapas e gatilhos que tem como objetivo dar total suporte no processo de compra de uma determinada organização.
Resumindo, as etapas do funil de vendas são basicamente as fases da jornada de compra. Confira a seguir quais são essas etapa:
Topo do funil está relacionado ao aprendizado e descoberta
Nessa etapa do funil, que também é conhecida como ToFu (top of the funnel), os visitantes descobrem que tem uma necessidade ou problema a ser resolvido, até então desconhecido.
O papel do profissional de marketing nessa etapa é de educa-los: ofereça conteúdos ricos, como infográficos e eBooks, que podem ser acessados após o preenchimento de algum formulário. Após disponibilizar seus dados, esse visitante se torna um Lead e avança no funil de vendas
Meio do funil é a onde se faz o reconhecimento e consideração da solulção
Nesta etapa, estamos trabalhando com os Leads, eles estão agora procurando a forma de resolver seus anseios que foram localizados na primeira etapa quando ainda eram visitantes, ainda que os Leads não saibam como resolver de fato suas necessidades. A função do profissional nessa etapa é ajuda-lo com dicas e técnicas.
Ao contrário de querer vender a solução para o Lead, trabalhe com o processo de maturação para qualificar os Leads para que possam avançar mais um passo no funil de vendas.
O fundo do funil
No fundo do funil, os Leads se tornam oportunidades, eles estão nesse momento praticamente para serem entregues nas mãos da equipe de vendas. Agora já convictos do problema eles estão de fato em busca da solução para eles.
Já com uma relação de confiança bem estabelecida entre a empresa e os prospectados faz com que você se torne referência no assunto.
O funil realmente se fecha quando os prospectados realizam a compra e se transformam realmente em clientes.